Carros que sofrem
Você acha que rodar um pouquinho com o carro até o trabalho ajuda a conservá-lo? Fique atento, pois é justamente dessa forma que ele apresenta desgaste bem maior
Pedro Cerqueira - Estado de Minas
Publicação: 16/12/2012 09:18Atualização: 16/12/2012 10:23
É comum pensar que um veículo que roda muito, com quilometragem alta, tem uso severo, mas não é bem assim. Os fabricantes de automóveis consideram como uso severo um veículo que roda percursos curtos (cerca de cinco quilômetros). “Em um veículo existem componentes que são diretamente afetados pelo tipo de uso”, afirma o engenheiro mecânico Osmano Souza Valente. Assim, o uso severo exige manutenção diferenciada. Mas não se desespere, Valente explica que, independentemente do tipo de uso, o importante é ficar de olho no plano de manutenção indicado no manual do proprietário. Todos os componentes que devem ser trocados antecipadamente por uso severo estão no “livrinho”. O grande desafio é o proprietário reconhecer que faz uso severo de seu carro. Confira quais são as principais situações que podem sobrecarregar seu carro e os principais componentes afetados.
ONDE O BICHO PEGA
PERCURSO CURTO/ USO URBANO
Componentes que se desgastam:
Bateria: em trajetos curtos e
com baixa velocidade média o alternador
não carrega a bateria. Por outro lado, esta é mais demandada porque o veículo se aquece mais e o eletroventilador funciona constantemente para resfriá-lo.
Se o ar-condicionado estiver ligado,
pior ainda. Um veículo que faz vários percursos curtos por dia efetua várias partidas, o que compromete a durabilidade
da bateria.
Óleo: no percurso curto o óleo do motor não atinge sua temperatura ideal de trabalho, os gases não queimados o contaminam. Em outro extremo, com o motor que se aquece acima do normal durante um engarrafamento, a durabilidade do óleo também fica comprometida.
Freio e embreagem: o anda e para faz com que esses componentes se desgastem mais depressa.
CALÇAMENTO
Componentes que se desgastam:
Suspensão: além de impedir o emprego de velocidades maiores, a trepidação pode provocar avarias no sistema de suspensão (amortecedor, mola, borrachas).
POEIRA, TERRA E MINÉRIO
Componentes que se desgastam:
Filtro de ar: a poeira provoca a saturação precoce do filtro de ar.
Óleo: que acaba senso contaminado pelas impurezas suspensas no ar.
Carroceria: o atrito da poeira contra o veículo também agride a carroceria.
REBOQUE
Componentes que se desgastam:
Diferencial: se desgasta mais devido ao aumento de peso.
Pneus: também devido ao peso.
Freios: pelo aumento do peso.
Em destaque, exemplo do que muda na manutenção de um veículo utilizado em condições severas na página do manual do proprietário FONTE CORREIO BRAZILIENSE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário