sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Detran realiza operação para coibir “rachas”


Operação autuou oito condutores embriagados e apreendeu 10 veículos no Paranoá; outros locais também estão sendo monitorados
O Núcleo de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF (Nupol) realizou, na madrugada de domingo (6), uma grande operação no estacionamento do Estádio JK, do Paranoá, onde condutores costumam se reunir para consumir bebidas alcoólicas e realizar manobras perigosas. A operação, batizada de Ressaca, resultou na autuação de oito condutores embriagados e dez apreensões de veículos. Houve ainda o flagrante de dois condutores inabilitados, três veículos não licenciados e dois motociclistas que não usavam capacete.
Durante o mês de janeiro, o Nupol monitorou as atividades no estacionamento do estádio, produzindo cerca de uma hora de imagens com flagrantes das manobras perigosas e do consumo de álcool, identificando dezenas de placas de veículos que frequentam regularmente o evento, muitos inclusive com restrições financeiras ou administrativas. Nas noites de maior pico, geralmente aos finais de semana, mais de 100 veículos chegam a ficar estacionados ao mesmo tempo, com cerca de 200 pessoas espalhadas pela área, consumindo álcool e, provavelmente, fazendo uso de entorpecentes. A presença de vendedores ambulantes no local reforça o tradicionalismo do local.
Na noite da operação, apenas 20% do movimento normal esteve presente no estacionamento, reduzindo significativamente o número de veículos abordados e autuados. Essa redução se deve, provavelmente, ao fato de ter ocorrido um homicídio no local, na noite anterior à operação.
A operação foi realizada por 25 agentes de trânsito em 13 viaturas em terra, e outros quatro em apoio aéreo, no helicóptero Sentinela, que foi determinante na localização e abordagem de veículo que evadiu da fiscalização. Foram utilizados também dois guinchos, nove etilômetros e duas viaturas da Polícia Militar local.
A Operação Ressaca terá continuidade nesse e em outros pontos do DF. O Nupol, em parceria com o Núcleo de Planejamento de Operações, já está efetuando o monitoramento em dois locais e, a qualquer momento, deflagrará nova ação visando coibir a prática de “rachas” que vêm se alastrando pelo Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário